Sobre

Se você chegou até aqui, é porque está interessado em conhecimentos relevantes sobre a temática álcool e outras drogas! Pensando em dar subsídios aos processos formativos de pessoas como você, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), criou o Aberta: portal de formação a distância – sujeitos, contextos e drogas.

Acreditamos que este Portal pode contribuir para a ampliação, diversificação e articulação dos conhecimentos alinhados ao debate nacional sobre as políticas e ações para a promoção da saúde, prevenção, redução de danos e cuidado aos problemas relacionados ao uso de drogas. Tendo isso em vista, os conteúdos são organizados de acordo com os seguintes eixos:

  • eixo de fundamentos teórico-conceituais e de políticas públicas no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, abreviado na interface como “Eixo Fundamentos e Políticas”;
  • eixo das diversas práticas existentes no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, que é encontrado no Portal como “Eixo Práticas”;
  • eixo dos instrumentos que sustentam ações no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, denominado “Eixo Instrumentos”.

No “Eixo Fundamentos e Políticas”, há módulos que buscam fornecer base para a compreensão multidimensional dos problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Assim, o foco dos módulos está na complexidade do fenômeno tratado, com o intuito de construir uma abordagem integral da problemática, desconstruindo preconceitos em relação à temática, e ampliar possibilidades de intervenção. Além disso, o eixo trata a respeito das políticas públicas que perpassam o campo álcool e outras drogas (AD), objetivando uma discussão que traga as bases para a concepção de novas políticas e leis mais adequadas às necessidades da população brasileira.

No “Eixo Práticas”, são encontrados módulos que focalizam as diferentes práticas relacionadas aos diversos dispositivos da atenção aos problemas ligados ao uso de drogas, abarcando os diferentes níveis, como a promoção da saúde e prevenção de riscos e danos, as variadas formas de cuidado e reabilitação psicossocial, e as ações no campo do Direito e da gestão pública em AD. Esse eixo busca fornecer subsídios teórico-metodológicos para que diversos atores possam propor intervenções e atuar na problemática AD, de forma mais qualificada e efetiva. Propõe, ainda, subsídios para a avaliação de procedimentos, programas e serviços e trabalha na direção da consolidação de uma perspectiva de atuação interdisciplinar e intersetorial, para enfrentar, de forma integral, a complexidade imposta pelo fenômeno em pauta.

No “Eixo Instrumentos”, são encontrados módulos com instrumentos que podem auxiliá-lo no desenvolvimento de ações no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Os instrumentos disponibilizados – validados por diferentes organismos, como OMS, OPAS e distintas universidades – têm como base evidências e são disponibilizados on-line, como forma de facilitar o seu uso em diferentes realidades. Esse eixo fornece, também, subsídios para a elaboração de projetos e programas de intervenção sistematizados no campo AD.

O Aberta foi pensado como um espaço de formação que visa potencializar o método ativo de aprendizagem, provocando processos de contextualização, descontextualização e recontextualização por meio do desenho pedagógico dos materiais.

Esperamos, assim, valorizar as suas experiências individuais e motivá-lo ao longo do seu processo de aprendizagem, além de ajudá-lo a fortalecer/criar competências para o trabalho em grupo, a partir de uma perspectiva de formação que se baseia no autocontrole e na autoavaliação.

Exatamente por isso, os conteúdos encontram-se distribuídos de forma hipermodal – ou seja, em módulos granulares, estruturados em textos, vídeos, infográficos animados e outros recursos –, e podem ser reorganizados em trilhas, que é a denominação dada para a junção de módulos em temas que se interligam e podem se desdobrar em outras temáticas.

Exibição de módulos
Exibição de trilhas

Os módulos são classificados em três níveis: básico, intermediário e avançado, que indicam o seu grau de aprofundamento. Abaixo, apresentamos as características de cada nível.

    Básico
  • Não exige conhecimento específico da área.
  • Os conceitos e/ou metodologias são abordados de forma introdutória.
  • Problematiza visões simplistas, fragmentadas e de senso comum.
  • Instiga o aprendente para novos conhecimentos.
    Intermediário
  • Pressupõe conhecimento básico dos conceitos do campo da Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (AD).
  • Os conceitos e/ou metodologias são abordados de forma mais contextual, articulada e específica.
  • O texto deve promover articulações interdisciplinares, intersetoriais e incidir sobre políticas e práticas no campo.
  • Problematiza posturas, atitudes simplistas, fragmentadas, estigmatizantes.
  • Ressignifica concepções, práticas e metodologias.
    Avançado
  • Pressupõe conhecimentos intermediários e específicos no tema.
  • Trabalha os conceitos e/ou metodologias de forma contextualizada, aprofundando aspectos teórico-metodológicos e possíveis desdobramentos filosóficos e epistemológicos.
  • Estabelece articulações interdisciplinares, de forma a produzir uma reflexão aprofundada do tema.
  • Contribui para a inovação do campo AD, ao produzir novos conhecimentos e tecnologias.
  • Fomenta e subsidia avaliações de políticas, práticas no campo AD.

Para facilitar seus estudos, é importante conhecer os recursos que auxiliam na organização dos conteúdos dos módulos. São eles:

  • Link
    Utilizado para expandir informações contidas no texto, direcionando a um endereço eletrônico específico, com materiais que se encontram em sites externos.
  • Link
  • Quadro-destaque
    Recurso que destaca uma informação complementar ou retoma um conceito, ideia anterior importante, que tenha relevância para a melhor compreensão do tema.
  • Quadro-destaque
  • Destaque
    Recurso que realça, marca ou localiza alguma frase importante ou parágrafo curto no texto.
  • Destaque
  • Saiba mais
    Recurso que apresenta informações e leituras adicionais e/ou complementares para o progresso da aprendizagem do aprendente. As caixas “Saiba Mais” ampliam as chances de compreensão do tema, ao trazer endereços de sites, textos complementares, aprofundamentos de ideias e curiosidades sobre os temas estudados.
  • Saiba mais
  • Para pensar
    É um convite à reflexão sobre questões apresentadas e uma forma de ajudar a assimila,r e acomodar pontos relevantes do conteúdo. Esse recurso opera por meio de questionamentos/diálogos provocadores que aparecem ao longo do texto.
  • Para pensar
  • Glossário
    Apresenta o significado dos termos técnicos, novos ou pouco conhecidos.
  • Glossário
  • Momento cultural
    O “Momento Cultural” consiste na inserção de objetos artísticos, no contexto do módulo, com a intenção de sensibilizar o aprendente para as artes e contribuir com a reflexão do tema estudado. Por meio de outros textos e outros saberes mobilizados pela linguagem da Arte (pintura, gravura, esculturas, fotografia., música, poesia e vídeo), buscamos colocar em circulação objetos artísticos que caracterizem formas de humanizar as discussões, com um viés de formação sensível dos aprendentes. Como posição política, buscamos aproveitar os espaços virtuais como o Portal Senad para circular a Arte, de modo a contribuir para o desenvolvimento cultural e a mobilização das apreciações artístico-culturais.
  • Momento Cultural
Desenho pedagógico do módulo

Os conteúdos foram organizados dentro dos princípios da abordagem pedagógica ativa, ou seja, o seu conhecimento e participação são importantes para realizar os estudos. Os módulos pertencentes ao eixo Fundamentos e Políticas e ao eixo Práticas procuram trazer e discutir as temáticas a partir dos seus conhecimentos, vivências e valores. Você vai encontrar, então, nestes módulos, uma situação problematizadora para que possa rever e refletir seus conceitos e visões sobre o uso de álcool e outras drogas. Além disso, ainda nessa estrutura de módulos, os conteúdos serão aprofundados e espera-se travar um diálogo que lhe permita ter maior compreensão sobre o tema. No final do módulo, você encontra uma síntese reflexiva, que recupera os principais pontos abordados no módulo e lhe convida para refletir - agora em outro nível de entendimento e conhecimento - sobre questões que permitam uma nova compreensão sobre o fenômeno do uso de álcool e outras drogas. Esperamos que esta organização auxilie seu processo de aprendizagem dos conteúdos disponíveis no Portal Aberta.

O esquema abaixo busca representar a estrutura dos módulos pertencentes ao eixo Fundamentos e Políticas e ao eixo Práticas. Os módulos pertencentes ao eixo Instrumentos seguem estruturas diferenciadas.

Momento Cultural

Ressaltamos, por fim, que este espaço foi pensado para estar em constante atualização, com a inclusão periódica de novos módulos e trilhas; portanto, continue acessando!