MÓDULO

SITUAÇÕES DE RISCO E SITUAÇÕES DE PROTEÇÃO NAS REDES SOCIAIS DE ADOLESCENTES



INICIAR MÓDULO ATUALIZADO
APRESENTAÇÃO

O foco deste módulo consiste em demonstrar a relevância da identificação de situações de riscos decorrentes do envolvimento com drogas entre adolescentes, por meio da avaliação das redes sociais. Pretende, também, relacionar a diversidade de fatores contextuais e pessoais que constituem risco ou proteção para uso de drogas na adolescência e abordar os modelos de prevenção na escola, identificando posturas preventivas ao consumo de drogas no cotidiano escolar.

Tempo estimado de estudo: 14 horas
AUTORES
  • Marília Mendes Almeida

    Doutora em Pró-ensino na Saúde pela Universidade de Brasília, mestre em Psicologia Clínica e Cultura e Graduada em Psicologia pela mesma universidade. Trabalha atualmente como Diretora de Saúde Mental, na Subsecretaria do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino na saúde, formação profissional para atuação na atenção ao usuário de droga, políticas públicas de atenção ao usuário de drogas, prevenção ao uso de drogas, redes sociais, contextos de risco e de proteção na adolescência, socioeducação.

  • Maria Fátima Olivier Sudbrack

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutora em Psicologia e pós-doutora em Psicossociologia pela Université Paris-VII. Professora titular e coordenadora do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (1991-2015) da Universidade de Brasília. Ex-presidente da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Álcool e outras Drogas (ABRAMD). Possui significativa experiência e publicações como terapeuta de famílias, gestora de projetos, intervenções comunitárias com adolescentes envolvidos com drogas e atos infracionais.