MÓDULO

REDUZINDO O ESTIGMA ENTRE USUÁRIOS DE DROGAS: GUIA PARA PROFISSIONAIS E GESTORES



INICIAR MÓDULO ATUALIZADO
APRESENTAÇÃO

Neste módulo, discutiremos a importância de entendermos em que contextos fazemos nossos julgamentos sobre “o que é usar drogas” e o que está por trás do que é considerado lícito ou ilícito. Frente à complexidade do tema, deparamo-nos com o grande desafio de organizar nossos serviços, bem como pensar cuidadosamente nos sistemas de cuidados aos usuários de drogas com o propósito de evitar que eles tenham visões equivocadas sobre como “resolver o problema das drogas”. O preconceito, a discriminação e o estigma aos usuários são uma barreira importante para o tratamento. Assim, para além das abordagens técnicas de cuidado, a esfera da relação entre profissional e usuário aparece como um fator fundamental para o cuidado adequado. Por essa razão, o presente material tem como objetivo apresentar alguns conceitos e ferramentas úteis para profissionais de diversas áreas e gestores. Pretende-se, desse modo, contribuir para um tratamento mais adequado do estigma relacionado aos usuários de drogas e também para a realização de intervenções junto a eles, a fim de reduzir o estigma e, consequentemente, melhorar o cuidado da saúde dessas pessoas.

Tempo estimado de estudo: 12 horas
AUTORES
  • Ana Regina Noto Faria

    Graduada em Psicologia pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras e em Farmácia Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É mestre e doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Saúde e Uso de Substâncias e do Centro Regional de Referência em Crack e outras Drogas – CRR-DIMESAD-UNIFESP.

  • Pollyanna Santos da Silveira

    Graduada em Psicologia, mestre em Psicologia com ênfase em Processos Psicossociais e Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora, doutora em Ciências da Saúde, no Departamento de Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutora, com ênfase em álcool e outras drogas pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF. Atualmente é coordenadora do Centro de Referência Regional (CRR-UFJF), pesquisadora do Centro de Referência, Pesquisa e Intervenção em Álcool e outras Drogas e professora da Universidade Católica de Petrópolis.

  • Telmo Mota Ronzani

    Graduado em Psicologia, mestre em Psicologia Social, doutor em Ciências da Saúde e pós-doutor, pela Universidade de São Paulo e University of Connecticut Health Center, na área de álcool e outras drogas. Atualmente é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), consultor ad hoc da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) e coordenador do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas (CREPEIA) da UFJF.

COLABORADORES