MÓDULO

PROGRAMA PREVENTIVO #TAMOJUNTO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL



INICIAR MÓDULO ATUALIZADO
APRESENTAÇÃO

Na transferência entre o que está previsto em guias e manuais e a realidade cotidiana das escolas e equipamentos de saúde, programas de prevenção dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas enfrentam diversos desafios. Neste módulo discutiremos as potencialidades e desafios do programa #TamoJunto, que faz parte da gama de políticas voltadas para fortalecer práticas preventivas no ambiente escolar.

Tempo estimado de estudo: 15 horas
AUTORES
  • Adriana Assmann Simonsen

    Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e possui aprimoramento multiprofissional em Saúde Mental pelo CAPS Itapeva. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, prevenção do uso de álcool e outras drogas, capacitação de profissionais da rede pública, intersetorialidade, grupo com adolescentes, acompanhamento terapêutico.

  • Raquel Turci Pedroso

    Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília. Possui experiência em políticas públicas de saúde e educação, atuando no Ministério da Saúde nas áreas de gestão de políticas públicas de saúde e educação, adolescentes e jovens, rede de atenção psicossocial, gestão democrática e participativa. Docente do curso de Medicina e do curso de Psicologia das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central.

  • Débora Estela Massarente Pereira

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, especializada em Saúde Mental e em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, e mestre em Saúde Coletiva pela mesma instituição. Atua profissionalmente nas áreas de saúde coletiva, saúde mental, atenção à saúde mental infanto-juvenil e prevenção do uso problemático de substâncias psicoativas. Possui pesquisas científicas na área de política, planejamento e gestão e psicoterapia corporal.