MÓDULO

PROGRAMA ELOS - CONSTRUINDO COLETIVOS: BASES PARA SUA APLICAÇÃO



INICIAR MÓDULO ATUALIZADO
APRESENTAÇÃO

Neste módulo, discutimos o ambiente de sala de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental e seus desafios, tanto para o professor e outros profissionais envolvidos quanto para os educandos, que passam muito tempo de suas vidas nesse espaço interativo. Propomos adentrar a complexidade de situações que levam algumas crianças a interagir com os colegas, com adultos de referência e com a instituição escolar de maneira aparentemente inábil social e emocionalmente. Para isso, apresentamos uma perspectiva multidimensional ao olhar sobre cenas cotidianas em sala de aula, colocando em contexto o desenvolvimento e fortalecimento das interações do educando, visando uma lógica de promoção de saúde. Pretendemos apresentar princípios aplicáveis a práticas transformadoras para lidar com situações semelhantes, que se colocam na direção dos fundamentos do Programa Elos – Construindo Coletivos.

Tempo estimado de estudo: 26 horas
AUTORES
  • Daniela Ribeiro Schneider

    Graduada em Psicologia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora pela Universidade de Valência. Professora da área de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, foi membro da Equipe de Coordenação do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas e do Curso de Prevenção aos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas: Capacitação de Conselheiros e Lideranças Comunitárias.

  • Flora Moura Lorenzo

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Psicologia pela mesma universidade e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília. Atua na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde, como supervisora federal do Programa Elos – Construindo Coletivos, programa realizado em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e outras agências internacionais de saúde.