MÓDULO

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL E A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE



INICIAR MÓDULO ATUALIZADO
APRESENTAÇÃO

Conheça, neste módulo, a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e os serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com base nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para conhecer essa rede, vamos explorar um pouco da história da política de saúde mental no país e saber como os atores envolvidos buscaram garantir a saúde integral e a cidadania das pessoas que sofrem com transtornos mentais, inclusive em situações relacionadas ao uso de álcool e outras drogas. Ainda neste módulo veremos os, princípios que fundamentam os serviços da RAPS e a política de drogas, bem como, as ações do programa Crack, é possível vencer, lançado pelo Governo Federal em 2011.

Tempo estimado de estudo: 10 horas
AUTORES
  • Gabriela Hayashida

    Graduada em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e consultora da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (CGMAD/SAS) do Ministério da Saúde, atuando no monitoramento, avaliação, planejamento e orçamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

  • Leon de Souza Lobo Garcia

    Graduado em Medicina com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, doutor em Epidemiologia e Saúde Pública pela University College London. Foi Diretor de articulação e coordenação de políticas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ). Tem experiência profissional clínica e didática na área de Psiquiatria e de gestão na área de Saúde Pública.

  • Patrícia Santana Santos

    Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Consultora da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (CGMAD/SAS) do Ministério da Saúde.

  • Pollyanna Fausta Pimentel de Medeiros

    Graduada em Serviço Social e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro do Grupo de Estudos em Álcool e outras Drogas (GEAD/UFPE) e consultora da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (CGMAD/SAS) do Ministério da Saúde.

  • Roberto Tykanori Kinoshita

    Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo, doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, com residência médica pela Universidade de São Paulo. Ex-coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde e coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas de São Paulo. Atualmente, é médico da Prefeitura Municipal de Santos e professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo.