MÓDULO

INTERVENÇÃO BREVE: PRINCÍPIOS BÁSICOS E APLICAÇÃO PASSO A PASSO



INICIAR MÓDULO ATUALIZADO
APRESENTAÇÃO

Neste módulo, apresentaremos os princípios para a realização da Internação Breve (IB), no caso do uso de álcool e outras drogas. Técnica essa que tem conquistado cada vez mais espaço entre profissionais de diferentes áreas e formações. Você aprenderá sobre os seis passos para realização da IB, seu histórico e como ela pode ser utilizada na sua prática.

Tempo estimado de estudo: 8 horas
AUTORES
  • Ana Paula Leal Carneiro

    Psicóloga, doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadora do Projeto de Suporte Pós-Curso vinculado ao curso Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento (SUPERA), realizado pela UNIFESP em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). Pesquisadora na área de saúde pública com ênfase em álcool e outras drogas.

  • Denise De Micheli Avallone

    Doutora em Psicobiologia e pós-doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Professora adjunta do Departamento de Psicobiologia da mesma universidade. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos em Neurociência, Saúde e Educação na Adolescência, membro da Association for Medical Education and Research in Substance Abuse e colaboradora do Institute for Translational Research in Adolescent Behavioral Health. Editora Associada do periódico International Journal of Psychology and Neuroscience.

  • Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni

    Doutora em Farmacologia, com pós-doutorado e livre-docência em Psicobiologia pela Escola Paulista de Medicina. Professora do Departamento de Psicobiologia e pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. Foi membro temporário do comitê de experts da Organização Mundial de Saúde para definição das Políticas sobre Álcool. Editora-assistente da revista Addiction e membro do corpo editorial da revista Addiction Science & Clinical Practice. Membro fundador da Associação Brasileira Multidisciplinar de estudos sobre Drogas. Consultora da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, coordenadora do curso de capacitação do Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento (SUPERA).