MÓDULO

ASSIST (ALCOHOL, SMOKING AND SUBSTANCE INVOLVEMENT SCREENING TEST)



INICIAR MÓDULO ATUALIZADO
APRESENTAÇÃO

Neste módulo, apresentamos o ASSIST (Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test), Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool e Substâncias, instrumento de triagem padronizado utilizado para diagnóstico de uso de álcool e outras drogas. Aqui estão disponíveis duas versões do instrumento: uma em pdf, acompanhada da explicação sobre como aplicá-lo em forma de entrevista e como orientar o usuário a partir do resultado obtido; e outra on-line, que, nesse caso, irá gerar resultados automaticamente e disponibilizar orientações em saúde, a partir dos resultados finais.

Tempo estimado de estudo: 8 horas
AUTORES
  • Ana Paula Leal Carneiro

    Psicóloga, doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadora do Projeto de Suporte Pós-Curso vinculado ao curso Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento (SUPERA), realizado pela UNIFESP em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). Pesquisadora na área de saúde pública com ênfase em álcool e outras drogas.

  • Denise De Micheli Avallone

    Doutora em Psicobiologia e pós-doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Professora adjunta do Departamento de Psicobiologia da mesma universidade. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos em Neurociência, Saúde e Educação na Adolescência, membro da Association for Medical Education and Research in Substance Abuse e colaboradora do Institute for Translational Research in Adolescent Behavioral Health. Editora Associada do periódico International Journal of Psychology and Neuroscience.

  • Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni

    Doutora em Farmacologia, com pós-doutorado e livre-docência em Psicobiologia pela Escola Paulista de Medicina. Professora do Departamento de Psicobiologia e pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. Foi membro temporário do comitê de experts da Organização Mundial de Saúde para definição das Políticas sobre Álcool. Editora-assistente da revista Addiction e membro do corpo editorial da revista Addiction Science & Clinical Practice. Membro fundador da Associação Brasileira Multidisciplinar de estudos sobre Drogas. Consultora da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, coordenadora do curso de capacitação do Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento (SUPERA).

  • Telmo Mota Ronzani

    Graduado em Psicologia, mestre em Psicologia Social, doutor em Ciências da Saúde e pós-doutor, pela Universidade de São Paulo e University of Connecticut Health Center, na área de álcool e outras drogas. Atualmente é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), consultor ad hoc da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) e coordenador do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas (CREPEIA) da UFJF.