MÓDULO

A ESTIGMATIZAÇÃO ASSOCIADA AO USO DE SUBSTÂNCIAS COMO OBSTÁCULO PARA A DETECÇÃO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO



INICIAR MÓDULO ATUALIZADO
APRESENTAÇÃO

Neste módulo, discutimos alguns conceitos frequentemente utilizados em nosso dia a dia e que estão intimamente relacionados a produção de estigmas associadas ao uso de substâncias e que operam como obstáculo para a detecção, prevenção e tratamento dos usuários de drogas.

Tempo estimado de estudo: 9 horas
AUTORES
  • Tarcisio Matos de Andrade

    Graduado, mestre e doutor em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Professor titular do Departamento de Saúde da Família e do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde da Faculdade de Medicina da mesma universidade. Psicanalista pelo Círculo Psicanalítico da Bahia e Círculo Brasileiro de Psicanálise. Fundador e coordenador, entre 2012 e 2015, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Gregório de Matos. Membro do Conselho Técnico-científico da Rede de Pesquisa sobre Drogas/Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).

  • Telmo Mota Ronzani

    Graduado em Psicologia, mestre em Psicologia Social, doutor em Ciências da Saúde e pós-doutor, pela Universidade de São Paulo e University of Connecticut Health Center, na área de álcool e outras drogas. Atualmente é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), consultor ad hoc da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) e coordenador do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas (CREPEIA) da UFJF.